Novidades mais frescas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porque usar protector solar?!?!?!?

Todos nós precisamos de nos proteger do sol. E isso serve para o ano inteiro. Dai que nunca deveria de faltar protector solar... facil no inverno, e de corpo e facial no Verão. Até porque no verão estamos muito mais expostos, roupas mais largas, mais curtas, e á que estar bem protegidos.
Não se esqueçam que o tom de pele e maneira como ela fica com os primeiros dias ao sol, diz muito.

Então cá vai uma ajuda após pesquisa na net, e com as devidas referências a onde fui buscar a informação, para sabermos qual o melhor protector para nós.

Info: Cuidadoscomapele.org

Tipos de pele

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.
Pele Normal > A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.
Pele Oleosa > Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.
A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.
Pele Seca > De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.
Pele Mista > Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.
Pele Sensível > A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

Como saber qual o tipo de pele que você tem

Se você não conseguiu descobrir o seu tipo de pele depois de ler as características listadas acima aqui fica uma dica que o pode ajudar. Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpe a cara com o seu lenço e olhe para ele. Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca. Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.


Como escolher o protetor solar

O 1º passo para escolher o melhor protetor solar para si é procurar um protetor que bloqueia os raios UVA e UVB. Ou seja, quanto melhor for o filtro solar, maior a sua capacidade de o proteger contra as queimaduras solares, câncer de pele e envelhecimento da pele.
O protetor solar deve conter pelo menos um Fator de Proteção Solar 15 (FPS 15-). Pode conferir nas embalagens o FPS de cada protetor solar. Peles mais claras requerem um fator de proteção solar mais elevado, enquanto as peles morenas requerem FPS menores, porém sempre acima de 15. No Verão, como a exposição aos raios UVA e UVB são maiores, o FPS do seu protetor também deve ser maior.
Verifique se o filtro solar é indicado para o seu tipo de pele e adequado para a atividade que você vai fazer. Se você vai nadar ou fazer exercício físico, é melhor comprar um protetor solar à prova de água ou suor.

Como aplicar o protetor solar

Como é natural, as pessoas necessitam de se expor ao sol no seu dia-a-dia para se deslocarem de um lado para o outro ou até para saborear um belo dia de praia. No entanto, é importante que você considere evitar o sol nas horas em que este está mais forte, e usar roupas que protejam a maior área possível da sua pele. Se você tem que se expor ao sol então é importante saber como aplicar o filtro solar:
1 >Tenha em atenção o tempo
A sua pele não absorve de imediato o protetor solar, aplique-o 20 a 30 minutos antes de se expor aos raios solares para que este possa proteger eficazmente a sua pele.
2 > Aplique o produto
Certifique-se que os ingredientes do protetor solar são bem misturados, agite bem o frasco antes de extrair o produto. Em seguida, coloque aproximadamente duas colheres de sopa do protetor em sua mão (se for usar em todo o corpo) ou uma colher de chá (se for usar só no rosto, mãos e pescoço). Esfregue o protetor solar em todas as áreas do corpo que podem ser expostas ao sol.
3 > Reaplique quando for necessário
Depois de ter estado exposto ao sol entre 2 a 3 horas ou menos se você foi nadar, suou, ou esfregou uma toalha, reaplique o filtro solar por todas as áreas que vão ser expostas ao sol novamente.

Info: Atrevida

Protetor solar para pele normal ou seca

É indicado o protetor solar em emulsão ou creme, já que eles protegem sem deixar o rosto ou corpo com a sensação de repuxo. Mas fique esperta, porque o protetor solar não substitui o hidratante! Por isso, passe o creminho de costume no rosto e no corpo pelo menos 15 minutinhos antes do protetor.

Protetor solar para pele oleosa

Use protetor solar de textura fluida, em gel ou à base de água, já que elas não obstruem os poros e, por isso, evitam o aspecto de óleo na pele. Mas não pense que não hidratar este tipo de pele
no verão será a solução para a oleosidade. O bronzeado proporciona ressecamento, portanto, o hidratante é item obrigatório.