Novidades mais frescas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Essenciais de todas as mulheres

info: mulher.sapo.pt

Itens essenciais para um cuidado diário
O cuidado diário do rosto é algo que merece a sua especial atenção. A sua pele deve refletir bem estar, saúde e beleza. Para a ajudar na sua rotina escolhemos os 10 produtos de beleza essenciais para o cuidado diário do seu rosto e da pele. Apesar das preocupações, do trabalho, dos filhos e das várias tarefas diárias não descuide de si e da sua pele. A partir de agora, já não tem desculpas para não cuidar de si.
1. Gel de limpeza
Um gel de limpeza para rosto é essencial para uma pele limpa e purificada, ajudando a controlar a oleosidade. O gel deve ser escolhido de acordo com cada tipo de pele e deve ser utilizado diariamente. Para um melhor resultado utilize de manhã e à noite. Não utilize este gel como desmaquilhante, prefira sempre primeiro desmaquilhar-se e só depois lavar o rosto, vai ficar com a pele mais limpa.
2. Tónico
Este produto é o segundo passo a ser feito no cuidado diário da pele e complementa a limpeza da sua pele. A sua utilização irá eliminar eventuais resíduos que não foram retirados na totalidade nos passos anteriores e prepara a pele para a receção do hidratante. O tónico retira também o excesso de oleosidade do seu rosto, fecha os poros e tonifica a pele, garantindo que a pele se encontra totalmente limpa. Para aplicar o tónico deve auxiliar-se de um disco de algodão para permitir que os ingredientes penetrem em maior profundidade na pele. Tal como no caso do gel de limpeza e do desmaquilhante, deve escolher o tónico de acordo com o seu tipo de pele.
3.Creme hidratante
Também a hidratação da pele deve ser diária e tal como nos passos anteriores, é preferível a sua aplicação de manhã e à noite. Existem cremes específicos para o dia e para a noite, cremes com propriedades e ações diferentes que juntos fazem o ciclo de hidratação e proteção da pele.
O creme de dia, por norma, tem uma textura mais leve que penetra instantaneamente na pele, preparando-a para a maquilhagem. Opte por um creme de dia com proteção solar para prevenir o envelhecimento e o aparecimento das rugas.
O creme de noite tem propriedades mais ricas que são absorvidas pela pele na altura em que o nosso corpo se encontra mais relaxado, atuando em maior profundidade e tornando a sua aplicação mais eficiente.
O uso diário de um creme para o contorno dos olhos, deve também fazer parte da sua rotina de cuidados de pele. Esta zona é mais sensível e tem necessidades específicas, pois a pele à volta dos olhos é extremamente frágil e está particularmente susceptível aos sinais de envelhecimento. Uma boa hidratação ajuda em muito a prevenir estes sinais dando mais firmeza e elasticidade à pele e reduzindo os papos.
É importante ter consciência do tipo de pele que tem, isso irá ajudá-la na altura de escolher um creme, tentando garantir ao máximo que este lhe dá uma boa hidratação e conforto.
4. Base
Na hora de se escolher uma base surgem sempre muitas dúvidas. Para garantir que faz a escolha acertada é importante saber quais as características que pretende de acordo com o tipo de pele, e depois optar pelo tom correto. A função da base é uniformizar o tom da pele e esconder imperfeições, logo, deve optar por um tom igual ao da sua pele que se funda facilmente sem se notar. A zona ideal para testar o tom certo é na linha do maxilar.
É importante que escolha uma base apropriada ao seu tipo de pele. As bases minerais são as mais indicadas para peles sensíveis e secas, oferecendo uma boa hidratação. Para peles mistas e oleosas a melhor opção são as bases sem óleo (Oil Free). No entanto, se a sua pele for muito oleosa opte por uma base compacta, pois como contem pó ajuda a controlar o brilho da pele mantendo-a matificada por mais tempo.
Em relação à aplicação, o ideal é colocar uma pequena quantidade da base nas costas da mão e com o auxílio de uma esponja ou de um pincel, aplique no rosto no sentido do centro para fora.
5. Corretor
O corretor não é um produto exclusivo para olheiras, pode ser usado em qualquer tipo de imperfeições, como manchas ou borbulhas. Para uma maior cobertura o ideal é optar por um corretor de textura mais grossa, em creme ou compacto. Se pretender uma correção mais leve e natural escolha um líquido.
Em relação ao tom, este deve ser ligeiramente mais claro que o seu tom de pele para que funcione como um iluminador. A sua aplicação deve ser feita em pequenos toques com as pontas dos dedos para que o corretor penetre mais rapidamente e a pele o absorva para uma maior fixação.
6. Pó compacto
O pó compacto tem como principal função fixar a base e o corretor, servindo ainda para manter a pele mate, sem brilhos de oleosidade. Ele vai garantir mais durabilidade à sua maquilhagem. Pode ainda andar com ele na mala para pequenos retoques ao longo do dia.
Este pó deve ser, tal como a base, do tom da nossa pele, ou o mais aproximado possível. Em caso de dúvidas opte por um pó translúcido. Existe também a versão de pó solto, que tem a mesma função e resultado, no entanto, não é tão prático de utilizar e transportar.
7. Blush e Pó Bronzeador
O blush e o pó bronzeador são sem dúvida as suas caixinhas da saúde, são eles que vão dar cor ao rosto e um ar saudável, ajudando a realçar a sua estrutura óssea. O blush deve ser aplicado sobre as maçãs do rosto e a sua cor, tal como tudo na maquilhagem, deve ser escolhida em função do seu tom de pele. Para peles claras os tons rosados e pêssego são os mais indicados. Nas morenas são aconselhados tons mais fortes para um maior contraste, bem como os tons terra. As peles negras devem usar cores ainda mais fortes e de preferência com brilho, para iluminar a pele.
Em relação ao pó bronzeador, este deve ser aplicado com cuidado para não cair no exagero. Pode ser aplicado na zona T (testa e nariz) e no contorno do rosto um pouco abaixo das maçãs do rosto.
8. Lápis Preto
O lápis preto é um “must have” em qualquer bolsa de maquilhagem. Permite contornar os olhos dando mais definição ao olhar numa simples aplicação. Para definição de olhar desenhe um traço junto à raiz das pestanas superiores, se quiser um look mais sofisticado pode optar por esbater o risco com os dedos, com um cotonete ou um pincel, criando um efeito esfumado. Se pretender um olhar mais sexy, puxe o traço para cima nos cantos externos dos olhos criando o efeito “eye cat”. Aplique também por dentro do olho (em baixo) para uma maior intensidade de olhar.
Este lápis pode ser à prova de água, o que permite uma maior durabilidade e fixação do traço sem borrar. Poderá optar também por um lápis de mina, que permite um traço mais nítido e preciso sem precisar de afiar o lápis constantemente.
9. Máscara de pestanas
A máscara de pestanas vai ajudar a abrir e dar mais definição ao seu olhar. Hoje em dia há uma infindável variedade de máscaras à sua escolha com objetivos diferentes como mais volume, definição ou alongamento. Só ao testar poderá ver se a que escolheu vai ao encontro do que procura.
Para além da escova da máscara o truque está na aplicação. Deve encostar a escova virada em direção ao nariz, o mais junto possível da raiz das pestanas, depois com movimentos zig-zag passa o aplicador desde a raiz das pestanas até às pontas, empurrando-as para cima. Este movimento vai ajudar a separar as pestanas evitando que fiquem coladas com excessos, conferindo uma maior definição e alongamento.
Pode optar também pela versão à prova de água, é uma versão que fixa e é mais duradoura. Não irá borrar tão facilmente no caso de lacrimejar.
10. Pinceis
A aplicação da maquilhagem com pincéis adequados é a melhor forma para garantir um bom resultado e um bom acabamento. Pode parecer um pouco complicado mas na realidade estes instrumentos vão facilitar-lhe a vida. Não é necessário ter uma variedade enorme de pincéis, meia dúzia é o suficiente. Pense neles como um investimento e opte por uma qualidade razoável/média para garantir uma maior durabilidade.
Os pincéis essenciais são: o da base; o de pó compacto, que serve perfeitamente para aplicação do blush/bronze (há que ter atenção ao tamanho); um pincel de olhos para aplicar a sombra; e um outro para esfumar. Pode ainda acrescentar um pincel biselado (para maior definição) e de lábios (para uma aplicação mais precisa do batom).
O pincel de base para além de lhe permitir rentabilizar o produto, espalha de forma uniforme a base sem deixar excessos, para um efeito final mais natural. Como aplicar blush sem pincel é uma tarefa bastante complicada, por isso este pincel torna-se indispensável servindo também para aplicar o pó compacto ou solto. Para os olhos um pincel básico de sombras serve perfeitamente. Outro pincel de olhos que dá bastante jeito é o de esfumar, um bom pincel quase que só por si faz o trabalho.
O pincel cortado é uma boa opção para contorno de olhos e eyeliner, assim como preenchimento de sobrancelhas. Por último o pincel de lábios, ideal para uma melhor definição e preenchimento.